quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Perfuração tubulação ar comprimido.

  • O ar comprimido é utilizado em todos os equipamentos de perfuração, das perfuratrizes leves manuais até as grandes máquinas,a energia de perfuração é produzida pelo ar comprimido. O próprio acionamento dos tratores, sobre os quais são montadas as perfuratrizes, é feito principalmente através dele. Por isso o abastecimento de ar comprimido é um assunto extremamente importante em qualquer canteiro de escavação de rocha. Os compressores de ar são máquinas que aspiram o ar da atmosfera, comprimindo ou, reduzindo, portanto, seu volume e aumentando a pressão. Dependendo da distância entre o compressor e os equipamentos de perfuração e da quantidade de ar comprimido necessária ele é enviado aos equipamentos de perfuração através de mangueiras flexíveis ou tubos metálicos. Em obras de maior duração, como barragens ou pedreiras comerciais, montam-se centrais de ar comprimido, isto é, um conjunto de compressores é instalado numa edificação apropriada, com certos requintes, para abastecer as frentes de perfuração com ar comprimido. Já em obras de menor duração, como escavações de cortes rodoviários, usam-se compressores portáteis, de fácil deslocamento. As perfuratrizes de grande porte, denominadas conjuntos de perfuração, montadas sobre trator com propulsão própria, dispõem de um compressor de ar, dispensando, assim, as mangueiras de borracha ou tubulações metálicas que levam o ar comprimido do compressor à perfuratriz.
  • AR COMPRIMIDO
    • O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
    • O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes.
    • O ar comprimido é um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Esta poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.
    • Tipos de compressores
      • Portáteis:Utilizados em canteiros de duração relativamente curta, da ordem de seis meses. Um corte de rocha numa construção de estrada configura esse caso. Não se justificaria a instalação de compressores estacionários que normalmente requerem cuidados na construção da base sobre a qual se assentarão. Além disso, são de difícil locomoção e transporte.
      • Mesmo nos canteiros abastecidos por compressores de ar estacionários existem alguns serviços para os quais será conveniente poder contar com compressores portáteis, a exemplo do fogachamento de matacões que ocorre na frente da pedreira.
      • Estacionários:São utilizados em obras de longa duração. É o caso de pedreiras onde a frente de trabalho possui localização bem definida, o prazo de utilização dos compressores é quase sempre superior a dois anos e pode-se transportar o ar comprimido através de tubos metálicos.
      • Instalam-se os compressores de ar geralmente sobre bases de concreto, em galpão que se constitui numa verdadeira central de produção de ar comprimido.
      • Na escavação de rocha os compressores estacionários são acionados por motores elétrico ou diesel, na maior parte de casos porém, por motor elétrico.
      • Semi – Estacionários: São aqueles que, sendo montados sobre um quadro feito de perfis metálicos, prescindem de bases especiais para seu assentamento, que pode ser até sobre pranchões de madeira. Os compressores portáteis são montados sobre chassi com molas e rodas pneumáticas e dotados de barra de tração para seu deslocamento.
←  Anterior Proxima  → Página inicial