quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Como está o mercado de trabalho para o curso de Arquitetura e Urbanismo?

                     O leitor Felipe Soares nos mandou um e-mail sobre o mercado de trabalho para Arquitetura. Ele está preocupado porque tem ouvido falar sobre uma possível crise nessa área. “Como está o mercado de trabalho agora? Existe emprego? Seria de grande ajuda se pudessem tirar essas dúvidas.” Nós já respondemos aqui no blog uma pergunta sobre a necessidade em saber desenhar bem nessa profissão. Agora conversamos com Adriano Soares, arquiteto formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele já trabalhou de forma autônoma e em parceria com escritório de arquitetura. Atualmente trabalha como arquiteto colaborador no escritório Libeskindllovet Arquitetos.


Confira o panorama que ele fez sobre a profissão no Brasil:
“O mercado da construção civil depende muito de como vai a saúde econômica do país. Se o país está bem economicamente, há mais construções, logo, mais empregos. Se está mal, constrói menos. Como hoje estamos vivendo uma situação delicada do ponto de vista econômico (a inflação aumentou, o país tem crescido menos e o mercado imobiliário está começando a estagnar), é possível afirmar que o setor está menos aquecido que há alguns anos. Mas isso não quer dizer que é uma “crise” real. Se por um lado há menos construções, por outro, existem novas possibilidades e modalidades que não haviam antigamente.
Hoje o profissional de Arquitetura tem um leque maior de atuação no mercado, que muitas vezes não se restringe somente à parte de construção, mas também de gestão (de projetos, obras diretas e empreendimentos) e design de interiores (há muitos arquitetos trabalhando com design, decoração e até mesmo em consultoria de interiores). Além disso, estão surgindo mais vagas específicas para arquitetos em concursos públicos, o que pode também ser uma outra opção de carreira.
A profissão também não se restringe às construções, obras e desenhos. A carreira de arquiteto e urbanista te proporciona uma visão de cidade e comunidade privilegiada em relação a outras carreiras. Ou seja, há muitos arquitetos seguindo carreiras políticas, trabalhando em ONGs, desenvolvendo pesquisas em habitação popular, prestando serviços gerais a comunidades carentes.
Quando eu me formei, há quatro anos, o mercado estava bastante aquecido. Nunca me faltou trabalho. Comecei em pequenos escritórios de Arquitetura, como arquiteto colaborador e, paralelamente, fui desenvolvendo trabalhos por fora como freelancer (reformas de residências, representações de desenhos em 2D e 3D etc). Esse é um caminho natural para os recém-formados que estão atrás de um lugar ao sol. Mesmo para quem almeja abrir seu próprio escritório no futuro – acredito que uns 80% dos arquitetos desejem isso – é importante passar por esse caminho para ganhar experiência e entender como funciona a dinâmica do mercado. O meu desejo é ter meu próprio escritório, mas ainda tenho muito chão pela frente até chegar lá.”


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tendências para construção em 2016

       Mais uma vez o ano está acabando e começamos um novo ano com todo gás para receber novidades, planejar novas metas e construir novos sonhos. Para 2016, temos muitas novidades na área da arquitetura e construção, como materiais novos, cores, tendências em móveis e decoração, e muita coisa boa pra se antenar. O foco mais uma vez é a sustentabilidade, que foi o tema da maioria das feiras e eventos do setor, assim como os produtos apresentados nelas.

Vasos auto-irrigáveis ou com coleta de água (cisterna) para reutilização é uma das tendências vistas nesse momento de crise hídrica e energética no nosso país. O Vaso EcoFusion do Grupo Astra por exemplo tem coleta e armazenamento de até 120 litros de água em ambientes externos, a  água armazenada pode ser reutilizada para rega de hortas, jardins e lavagem de áreas externas.




A iluminação em LED tem ganhado cada vez mais destaque por sua alta economia e sustentabilidade, e muitas famílias já têm trocado suas lâmpadas por LED. Cada vez mais há lançamentos de lâmpadas em LED com materiais mais baratos, melhor luminosidade, maior duração, imitando até as lâmpadas incandescentes. O lançamento desse ano foi a Superled A75 da FLC, com 20 watts de potência, o que equivale a uma lâmpada incandescente de 125 watts, e sua vida útil é de 30 mil horas.





O porcelanato imitando madeira está cada vez mais perfeito, a cada ano que passa percebemos menos a diferença entre um e o outro. A durabilidade superior e os menores gastos com manutenção são a atratividade desse material em relação ao clássico e aconchegante piso de madeira. Com um rejunte mínimo de 2mm, o porcelanato parecerá madeira de verdade!




A automação residencial também é um destaque nos últimos anos, a tendência é que em breve quase tudo possa ser monitorado em tempo real por smartphones e tablets. Abrir portas,  acender as luzes da sala, ligar um som ambiente, acender a lareira, quase tudo hoje em dia pode ser automatizado e conectado a um aplicativo para você controlar tudo remotamente. Se tratando de segurança, a D-Link por exemplo conta com vários kits de controle de iluminação, sensores de janela/porta, fumaça e movimento, que podem ser adquiridos e controlados via uma aplicaitivo disponível no Google Play e Apple Store, o mydlink Home. Nele você pode controlar facilmente as luzes da sua casa, programar alertas para não ultrapassar um limite de consumo, etc.




terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Arquitetos constroem casas sobre casas, em Paris


Levantar casas sem precisar de terrenos livres. Essa é a proeza proposta pelo escritórioStéphane Malka Architecture. Os arquitetos suspenderam três unidades pré-fabricadas sobre telhados de edifícios antigos com um nobre objetivo: conquistar novos espaços habitacionais, mais acessíveis e sustentáveis, na região cobiçada e altamente construída de Paris. De quebra, conseguiram ainda rooftops adoráveis, que permitem vistas inéditas para a cidade da luz.
"Chegamos até essas casas-verdes - com um valor 40% abaixo da tabela do mercado e construídas sem quebra-quebra e em pouquíssimo tempo - graças aos nossos painéis e técnicas únicas de pré-fabricados. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com os engenheiros da empresa Les Toits du Monde", revela a arquiteta Stéphane Malka, sobre o projeto, batizado como 3Box

Arquitetura perfeita, unido o util a o agradavél, unido elemendo para da o contraste, trabalho que envolve muito estudo.



Rose Quartz, a cor de 2016

 universo das artes, a arquitetura, o desejo de se desconectar da tecnologia e até mesmo a vontade de estar mais perto da natureza têm influência direta nas cores que vamos ver em 2016. Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar em Rose Quartz, mas provavelmente vai ter um objeto de decoração ou uma roupa “rosa quartzo” nos próximos meses. Tudo porque o tom está entre as top trending colors para a primavera 2016 segundo uma pesquisa recém-divulgada pelo Instituto Pantone, uma das autoridades mundiais quando o assunto é identificar tendências.


Assim como o Rose Quartz, as it colors do momento têm influência do design urbano e, ao mesmo tempo, da natureza. Tons calmantes e alegres, que refletem um clima otimista, já podem ser vistos nas passarelas das grifes internacionais e, em breve, estarão também nas tintas, no mobiliário e em toda sorte de objetos para a casa.
Houve um tempo em que a moda feminina inspirava a decoração de interiores, enquanto a moda masculina ditava o design mais comercial. Esse cenário mudou radicalmente nos anos 80, quando os filmes e programas de TV passaram a mostrar homens usando cores mais suaves. Foi nessa época que começamos a perceber que ‘homens de verdade’ não só poderiam usar rosa ou lavanda como também poderiam morar em espaços revestidos em tons pastel. Hoje em dia essa ideia está ainda mais forte”, diz a especialista.

Arquitetura barroca

O barroco surge no cenário artístico europeu em dois contextos bastante claros durante o século XVII: primeiramente havia a sensação de que, com o avanço científico representado pelo Renascimento, o classicismo, ainda que tivesse alavancado este progresso, não mais tinha condições de oferecer todas as respostas necessárias às dúvidas do Homem. O Universo não era mais o mesmo, o mundo havia se expandido e o indivíduo sentia querer experimentar um novo tipo de contato com o divino e o metafísico. As formas luxuriantes do barroco, seu espaço elíptico, definitivamente antieuclidiano, foram uma resposta a estas necessidades.

O segundo contexto é o da Contra-Reforma promovida pela Igreja Católica. Com o avanço das igrejas protestantes, a antiga ordem romana cristã (que, em certo sentido, havia incentivado o advento do mundo renascentista) estava sendo suplantada por novas visões de mundo e novas atitudes perante o Sagrado. A Igreja sentiu a necessidade de renovar-se para não perder os fiéis, e viu na promoção de uma nova estética a chance de identificar-se neste novo mundo. As formas do barroco foram promovidas pela instituição em todo o mundo (especialmente nas colônias recém-descobertas), tornando-o o estilo católico, por excelência.

O Que é o AutoCAD ?

AutoCAD é um software do tipo CAD — computer aided design ou desenho auxiliado por computador - criado e comercializado pela Autodesk, Inc. desde 1982. É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquiteturadesign de interioresengenharia civilengenharia mecânicaengenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria. O AutoCAD é atualmente disponibilizado em versões para o sistema operacional Microsoft Windows e Mac OS, embora já tenham sido comercializadas versões para UNIX.
              Um dos recursos bastante utilizados no autocad é o efeito de ver os objetos em 3 dimensões (altura, largura e profundidade) ou efeito 3D como é conhecido. É possível virar um automóvel, por exemplo, e ver a parte de baixo, abrir suas portas, motor e obter uma riqueza de detalhes de uma determinada peça em questão de segundos.

            Por ser um aplicativo gráfico e bastante completo, quanto melhor forem os recursos do computador (placa de vídeo, cpu, monitor, memória RAM), melhor será a performance do software.

O autocad é dividido nas versões completa (aproximadamente US$4000), LT (aproximadamente US$900 – sem o recurso 3D) e a versão para estudantes a um preço mais acessível. A versão para estudantes é igual à versão completa, porém, não pode ser usada comercialmente e quando impressos, os documentos mostram uma informação dizendo que é uma versão para uso não comercial.
Devido à quantidade de recursos desse software, são oferecidos diversos cursos para poder conhecê-lo melhor e utilizar toda sua potencialidade.
Alguns concorrentes do autocad são: MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad.
Para saber mais sobre o autocad, acesse o site da autodesk (em inglês):
http://usa.autodesk.com/

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

SEJA BEM VINDO!

Seja Bem vindo ! O blog Tudo Pela Arquitetura está em construção, mas vai trazer grandes novidade, inspirações no mundo da Arquitetura, que é um mundo lindo, cheio de grandes perspectiva.
Por trás do blog tem um jovem formado como, Técnico de Edificações e futuro arquiteto.
Meu objetivo com o blog e passar meus conhecimentos, ajuda a quem precisa, e também aprender mais coisa sobre a área.
←  Anterior Página inicial